LINHAÇA


A linhaça é considerada um alimento funcional, isto é, além de seus nutrientes básicos, ela contém elementos capazes de diminuir o risco de algumas doenças, aumentando a defesa do organismo e reduzindo o ritmo de envelhecimento celular.

Na semente de linhaça encontram-se proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3, responsável pela remoção de gordura depositada nas artérias, e Ômega 6, responsável pelas moléculas de hemoglobina que carregam o oxigênio pelo sangue). Esses ácidos também apresentam alto poder antioxidante, isto é, bloqueiam as moléculas de radicais livres, que causam várias doenças e o envelhecimento precoce.

É a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos semelhantes ao estrogênio, com propriedades anticancerígenas. Também contém vitaminas B1, B2, C, E e caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio

15 g de semente de linhaça contém:

Valor calórico - 43 Kcal

Carboidratos - 1 g

Proteínas - 2 g

Gorduras totais - 3 g

Gorduras Saturadas - 0

Gorduras Trans - 0

Fibra alimentar - 3 g

Ômega-3 - 58%

Ômega-6 - 16 %

Sódio - 7,8 mg

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA:

Vitalidade física: O consumo de linhaça é um incremento progressivo para a vitalidade e a energia do corpo. Além disso, aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Perda de peso: A linhaça moída é ótima para baixar o peso, pois elimina o colesterol de forma rápida. Por conter grandes quantidades de fibra (tem cinco vezes mais fibra que a aveia), ajuda a controlar a obesidade e diminui o apetite.

Previne o câncer: A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a lignina. Contém 100 vezes mais lignina que os melhores grãos integrais. Evita a formação de tumores.

Pele: O consumo regular de sementes de linhaça torna a pele mais suave. É útil para a pele seca e para a pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele tais como psoríase e eczema.
Pode ser usada como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis, auxiliando na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas etc.

Sistema digestivo:
Previne o câncer de cólon. Auxilia no tratamento da prisão de ventre, da flatulência e da acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Elimina toxinas e contaminadores.

Para melhorar o funcionamento intestinal, de um dia para outro, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho por 12 horas. Tome apenas a água pela manhã, em jejum.

Sistema nervoso: A linhaça é uma dose de energia para o cérebro. Auxilia na diminuição da tensão nervosa, acalmando. Melhora as funções mentais dos idosos.

Doenças inflamatórias: A linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.

Retenção de líquidos: O consumo regular de linhaça ajuda aos rins a excretarem água e sódio. A retenção de água ocorre geralmente na obesidade, na síndrome pré-menstrual, em todas as etapas do câncer e nas doenças cardiovasculares.

Sistema imunológico: O consumo regular de linhaça reforça as defesas imunológicas do organismo.

Sistema cardiovascular: Ajuda a eliminar o colesterol aderido nas artérias. Auxilia no tratamento da arteriosclerose, esclerose múltipla, trombose coronária, hipertensão, arritmia cardíaca. Aumenta as plaquetas, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos.
Rica em fibras solúveis, ajuda a baixar os níveis de colesterol.

A linhaça contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão e a função arterial e exerce importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

Consuma diariamente 1 colher (sopa) farinha de linhaça sobre os alimentos .

Menopausa e TPM: Rica em fitosteróis (ou fitormônios), substâncias que imitam a ação do estrógeno, a linhaça pode atuar como “repositor hormonal natural”, diminuindo os sintomas da menopausa e da TPM, como sudorese, dor de cabeça e insônia.

Consuma diariamente 1 colher (sopa) dfarinha de linhaça sobre os alimentos.

A semente de linhaça moída traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que tem casca dura, difícil de digerir. Hoje já é possível encontrar a farinha de linhaça, mas se você tiver apenas as sementes, passe-as por um um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador e deixe-a fora da luz.

Essa farinha pode ser acrescentada a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Há também o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas (utilizado como suplementação de ômega-3).

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